Remediação e extensões tecnológicas do grafite

24 09 2009

cardinale“A imagem humana e a cena urbana representadas na linguagem do grafite (tendo-se aí o devido cuidado com a “caracterização” das personagens e com as proporções que lhes são dadas)combinam-se, adaptam-se, muito coerentemente, ao cenário real da cidade, aos sujeitos de carne e osso ali presentes e às situações ali realmente vividas. Basicamente, três elementos dialogam:

1. a banalidade do cotidiano urbano (uma motocicleta emdisparada, a cansativa e enfadonha espera pelo transporte público, a refeição apressada no horário do almoço, o sono alcoolizado do morador de rua…),

2. a intervenção gráfica na superfície da cidade (um jovem corpo humano lançando-se ao ar, as enormes asas negras de um anjo, um prestativo, solícito, porém imóvel garçom e a imagem de umjovem aos gritos num megafone),

 3. a imobilização temporal destes dados e suas conjunções no registro fotográfico (ou midiático, para dizermos de forma mais abrangente, já que o destino ou o locus prioritário das fotografias será o site do artista ou as páginas das publicações impressas que [se] interessarem).

 Trata-se de um grafite produzido para ser remediado (conforme o conceito de Bolter e Grusin9). Na verdade, a composição só se conclui neste processo de remediação – a fotografia é o ambiente midiático onde irão se aglutinar e ganhar unidade aquelas duas realidades: a realidade urbana objetiva e a representação icônica de aspectos do mundo fenomênico. Agora, além da habilidade do grafiteiro, torna-se necessário também o faro e o olhar agudo do fotógrafo, a paciência e a precisão que permitem capturar o momento único, a conjugação exata”.

                                                                                               Fabrício Silveira

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: